domingo, 3 de janeiro de 2016

TEMA: ERA UMA VEZ O MARAVILHOSO MUNDO DAS CORES NO ESPETÁCULO DA VIDA ESCOLAR

OBJETIVO:
Mostrar a magia das cores no espetáculo da vida escolar, evidenciando-a na exuberância de nosso ambiente, mostrando os indicadores escolares, através do olhar criativo do grupo de crianças e profissionais da escola ............

PERSONAGENS:

a) 7 Pintores do Saber - Meninos e Meninas com as cores: Verde, Amarelo, Azul, Vermelho, Lilás, Laranja e Rosa.
b) Grupo de Dança - os duendes (roupas dos sete anões)
c) Grupo Coral de Libras - "As mãos falam por nós"
d)Flores, animais

PERSONAGENS PARA O PAINEL DA ESCOLA

NARRADOR:
No mundo mágico das cores cada objeto escolar tomam forma e vida. Transmitindo alegria, criatividade e conhecimentos acerca da evolução escolar. Nossos Pintores do saber convidam a todos a fazerem uma viagem ao mundo das cores, um lugar mágico e encantado.

Fechem os olhos e imagine uma escola sem cor, sem vida. Um ambiente escuro, com ruídos, barulhos, gritos. Um lugar infinitamente sem alma. Vamos deixar esse ambiente e venha a nossa escola, onde um lindo arco-íris se abre e as cores se espalham trazendo alegria.

Dramatizando: Nessa hora várias crianças entram em cena com fitas coloridas - usar jogo de luz - criar um balé com a música da XUXA (Arco-íris). Atrás o Grupo Coral de Libras - "As mãos falam por nós". (Fazer roupa preta com luva branca).

Ao termino da Entrada do espetáculo, serão apresentados os personagens do painel.
- Senhoras e Senhores, pais e autoridades presentes chamamos sua atenção para o novo espetáculo. Fiquem atentos e conheçam o mundo mágico das cores.

PRIMEIRO MOMENTO
1º PINTOR DO SABER - (COR BRANCA)
- Era uma vez o maravilhoso mundo das cores. Cada cor tinha uma tarefa que devia ser realizada e com responsabilidade. Mas...
Vejam o que aconteceu.
As cores numa confusão se misturam e não conseguem se organizar. (uma criança pinta a outra fazendo uma maior bagunça). Chega à fada das cores e diz: Como vocês não conseguem se entender. Vou manda-las para uma escola onde cada uma irá aprender o significado e a importância que cada uma tem dentro de uma comunidade. A fada faz à mágica levando às cores a escola.

Neste momento as crianças saem de cena (são várias crianças vestidas com macacão, com cores variadas). Neste lugar as cores foram transformadas em crianças os Pintores do Saber.

De dentro dos pincéis saem os Pintores do Saber.
PINTOR DO SABER - (COR PRETA): - Ei! colegas vamos pintar o sete nessa escola.
PINTOR DO SABER - (COR BRANCA): - Depende! Como você quer pintar o sete?
PINTOR DO SABER - (COR PRETA): - Ora, vamos bagunçar tudo. Vamos dar trabalho para aquelas mulheres da escola. A gente pinta as paredes da sala, suja o chão, mela os vasos dos banheiros, picha os quadros.
PINTOR DO SABER - (COR BRANCA): - Mas vai ficar tudo sujo, ninguém vai querer entra aqui.
PINTOR DO SABER - (COR PRETA): - Que se dane tudo eu quero é ver tudo preto, pretinho. No escuro não se sabe o que é bonito e o que é feio. Tudo é a mesma coisa.
PINTOR DO SABER - (COR BRANCA): - Ai é que você se engana! Lembra que a fada das cores falou. Cada pessoa aqui tem uma atividade e nós devemos prestar atenção e aprender com cada um e conhecer sua responsabilidade.

APRESENTAÇÃO DO ÍNDICE DE SATISFAÇÃO
PINTOR DO SABER (COR AZUL): - É verdade. Eu só quero transmitir paz. Aqui nesta escola há um Índice de Satisfação muito elevado. As pessoas são bastantes companheiras temos (indicar o índice do ano) de satisfação e gostam do que fazem. Vou dar mais umas boas pinceladas. Pois descobrir que minha função é tranquilizar e acalmar o ambiente.
PINTOR DO SABER - (COR PRETO): - Besteira!Você é toda certinha.

APRESENTAÇÃO DO(S) INDICADOR(ES) DE VALOR - PREMIAÇÃO ANUAL
PINTOR DO SABER - ( COR ALARANJADA): - Para de falar, todos vocês agora. Já deu pra sentir o clima deste ambiente. Vocês sabem que sou forte, sou cheio de orgulho e ambição. Já deu pra ver que as pessoas estão tão orgulhosas, pois a cada ano estão recebendo premiações. Vejam em 2007 a nossa Escola alcançou ______ (indicar o índice). Ex.: ganhamos um prêmio R$ -----, com esse recurso a GESTÃO DEMOCRÁTICA gerenciou um monte de coisas boas na escola. As crianças foram bastante beneficiadas e os adultos também.  E, em ------alcançaram ------ no ------- pelo nosso desenvolvimento, ficamos em 1º lugar entre as escolas do município. E mais uma vez ganhamos -----. Pensa que ficou por aí, não!. Em -----, a escola avançou e conquistou o Prêmio Escolar, ganhando ----.Pensa só que orgulho essa moçada sente. Agora eles ganharam o selo ISO .....

PINTOR DO SABER - (COR BRANCA): - Isso é que é pintar com habilidade. Aprende PS Preto.

APRESENTAM O (A/A - AFASTAMENTO E ABANDONO, E ANS - APRENDIZAGEM NÃO SATISFATÓRIA)

- PS (PRETO) - Mas, como tudo isso aconteceu, se tem crianças que nem querem fazer suas tarefas, não tem responsabilidades e nada querem. Elas são parecidas comigo e com o colega PS (CINZA). Nós somos desprezivos, demostramos tristezas e somos egoístas. Trazemos desequilíbrio,  hipocrisias, medo, angústia e dúvida.

-PS.  (CINZA) - Veja a grande pincelada que eu dei. (apresenta a taxa de afastamento, abandono e (ANS - Avaliação Não Satisfatória).

APRESENTAÇÃO DA TAXA DE APROVEITAMENTO (AS - AVALIAÇÃO SATISFATÓRIA)

- PS. VERDE - Chegam vocês dois. Vou pedir ajuda do meu amigo PS. BRANCO para pintar tudo isso depois eu vou dar minha pincelada.

-PS. PRETO - Lá vem de novo esse sem cor, apagar minha bagunça.

- PS. VERDE: Vê se aprende coisa ruim. Eu sou extremamente sensível e tenho em minha áurea o poder da cura. E vou mostrar como a escola conseguiu limpar esse problema em .........

PS. PRETO: Assim não dar só tem um bando de sensível aqui.


OBS.:  Esta peça teatral foi escrita por mim para a amostra de painel da escola estadual Eduardo Ribeiro.







Nenhum comentário:

Postar um comentário

EU AMO ENSINAR

scraps e mensagens
Somos todos iguais: temos a mesma carne, respiramos o mesmo ar.
Circunstancialmente, alguém sabe mais sobre determinado assunto, mas, assim que ensina e o outro aprende, o saber já se torna um bem comum.
Assim a vida vai irrigando terrenos ingênuos, de onde brotarão mais saberes.
As pessoas são como veículos, que tanto podem ser dirigidos por bons quanto por maus motoristas existenciais.
Ainda bem que alguns desses motoristas estão sempre dispostos a aprender novos caminhos.
Conscientes, vivem a Integração Relacional na sua plenitude.
Criativos, descobrem novas receitas para rotineiras comidas.
Responsáveis, praticam os projetos, porque tudo que começa tem um meio e atinge seu fim.
Afetivos, vibram com as aventuras e descobertas dos alunos, alimentando a auto-estima de todos.
Sensíveis, permitem que suas lágrimas se misturem às que escorrem dos olhos deles.
Generosos, ensinam os caminhos percorridos com mais amor.
Eternos aprendizes, sabem que, quanto mais estudam, mais seus alunos aprendem.
E, assim, esse sábios professores transformam o saber em sabor e alegria de viver.
Içami Tiba




EU AMO TODOS OS ANJINHOS