segunda-feira, 15 de março de 2010

MODALIDADE DE ATENDIMENTO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL

MODALIDADES DE ATENDIMENTO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL
  • São alternativas de procedimentos didático-pedagógicos específicos, adequados às necessidades educativas da educação especial, que implicam espaços físicos, recursos humanos e materiais diferenciados. São elas:
  • Sala de estimulação essencial: Local destinado ao atendimento de pessoas com necessidades especiais de 0 a 3 anos, onde são desenvolvidas atividades terapêuticas e educacionais voltados ao desenvolvimento global da criança.
  • Classe Comum: Ambiente regular de ensino e aprendizagem, no qual também estão matriculados, alunos com necessidades educacionais especiais.
  • Classe Especial: Sala de aula em escolas do ensino regular, organizada de forma a se constituir em ambiente próprio e adequado ao processo ensino e aprendizagem do aluno de educação especial. Neste tipo de classe especial, os professores devem ser capacitados, selecionados para essa função, e devem utilizar de métodos, técnicas e recursos pedagógicos especializados e, quando necessário, equipamentos e materiais didáticos específicos.
  • Escola Especializada: Instituição destinada a prestar atendimento psicopedagógico a educandos com necessidades educacionais especiais, onde são desenvolvidos e utilizados, por profissionais qualificados, currículos adaptados, programas e procedimentos metodológicos diferenciados apoiados em equipamentos e materiais didáticos específicos.
  • Oficina Pedagógica: Ambiente destinada ao desenvolvimento das aptidões e habilidades de pessoas com necessidades educacionais especiais, através de atividades laborais orientadas por professores capacitados, onde estão disponíveis diferentes tipos de equipamentos e materiais para o ensino e aprendizagem, nas diversas áreas do desempenho profissional.
  • Classe Hospitalar: Ambiente hospitalar que possibilita o atendimento educacional de crianças e jovens internados que necessitam de educação especial e que estejam em tratamento hospitalar.
  • Atendimento Domiciliar: Atendimento pedagógico destinado aos alunos que impossibilitados de freqüentar o ambiente escolar temporária ou permanentemente, em decorrência de sua condição clínica, necessitam de um professor que as atenda em seu domicílio.
  • Professor Itinerante: Trabalho educativo desenvolvido em várias escolas, por docente especializado, que periodicamente trabalha com o educando com necessidades educacionais especiais e com o professor de classe comum, proporcionando-lhes orientação, ensinamentos e supervisão adequados.
  • Sala de Recursos: Local com equipamentos, materiais e recursos pedagógicos adequados à natureza das necessidades específicas do alunado, onde se oferece o Atendimento Educacional Especializado para complementação ou suplementação do atendimento educacional realizado em classes do ensino comum. O alunado deve ser atendido individualmente ou em pequenos grupos, por professor especializado, e em horário diferente do que freqüenta no ensino regular.
  • Laboratórios de Informática: Ambiente implantado nas escolas especializadas ou do ensino comum equipado com computadores e programas específicos por área com o objetivo de facilitar a acessibilidade das pessoas com necessidades educacionais especiais.
  • Centro de Apoio Pedagógico: É um centro de serviço de apoio pedagógico de suplementação e complementação didática ao sistema de ensino para as pessoas com déficit intelectual, visual e auditiva.

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Somos todos iguais: temos a mesma carne, respiramos o mesmo ar.
Circunstancialmente, alguém sabe mais sobre determinado assunto, mas, assim que ensina e o outro aprende, o saber já se torna um bem comum.
Assim a vida vai irrigando terrenos ingênuos, de onde brotarão mais saberes.
As pessoas são como veículos, que tanto podem ser dirigidos por bons quanto por maus motoristas existenciais.
Ainda bem que alguns desses motoristas estão sempre dispostos a aprender novos caminhos.
Conscientes, vivem a Integração Relacional na sua plenitude.
Criativos, descobrem novas receitas para rotineiras comidas.
Responsáveis, praticam os projetos, porque tudo que começa tem um meio e atinge seu fim.
Afetivos, vibram com as aventuras e descobertas dos alunos, alimentando a auto-estima de todos.
Sensíveis, permitem que suas lágrimas se misturem às que escorrem dos olhos deles.
Generosos, ensinam os caminhos percorridos com mais amor.
Eternos aprendizes, sabem que, quanto mais estudam, mais seus alunos aprendem.
E, assim, esse sábios professores transformam o saber em sabor e alegria de viver.
Içami Tiba




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