quinta-feira, 1 de abril de 2010

SEMANA SANTA - PAIXÃO E MORTE DE CRISTO
A Semana Santa é a comemoração especial que consiste em meditar a respeito da Paixão e Morte de nosso Senhor Jesus Cristo.
Torna-se, também, um excelente meio para, entre outras coisas, diminuir a criminalidade, e para tentar obter as graças necessárias a fim de livrar nosso país de castigos de Deus, anunciados por Nossa Senhora de Fátima.


A Semana Santa é um período do Cristianismo e do Judaísmo que celebra a subida de Jesus Cristo ao Monte das Oliveiras, a sua crucificação e a sua ressurreição. No século IV, algumas comunidades Cristãs passaram a vivenciar a Paixão, a Morte e a Ressurreição, o que exigia três dias de celebração, consagrados à lembrança dos últimos dias da vida terrena de Cristo. Jerusalém, por ter sido o local desses acontecimentos, é que deu ínicio a essa tradição comemora especialmente a morte de Jesus Cristo o sábado era o dia de luto e o domingo era a festa da ressurreição.

A CHEGADA DE JESUS A JERUSALÉM
A comemoração da entrada do Senhor em Jerusalém, com a bênção e a procissão dos ramos, supõe a proclamação do Evangelho, que dá sentido ao ato litúrgico. O louvor público é o reconhecimento da pessoa de Jesus.

BENÇÃO DOS SANTOS ÓLEOS
Na Quinta-feira Santa, óleo de oliva misturado com perfume (bálsamo) é consagrado pelo Bispo para ser usado nas celebrações do Batismo, Crisma, Unção dos Enfermos e Ordenação.

Sexta-feira da Paixão
"Chegado ao meio-dia, houve trevas por toda a terra, até às três da tarde. Às três horas, Jesus exclamou em alta voz "Eloi, Eloi, lema sabactàni?" que quer dizer: Meu Deus, meu Deus, porque Me abandonaste? (...) Saltando um grande brado, Jesus expirou. (...)Ao vê-lo expirar daquela maneira, o centurião, que se encontrava em frente dele, exclamou: "Verdadeiramente este homem era o Filho de Deus".

Sábado Santo
Que está acontecendo hoje? Um grande silêncio reina sobre a terra. Um grande silêncio e uma grande solidão. Um grande silêncio, porque o Rei está dormindo; a terra estremeceu e ficou silenciosa, porque Deus feito homem adormeceu e acordou os que dormiam há séculos. Deus morreu na carne e despertou a mansão dos mortos. Ele vai antes de tudo à procura de Adão, nosso primeiro pai, ovelha perdida. Faz questão de visitar os que estão mergulhados nas trevas e na sombra da morte. Deus e seu Filho vão ao encontro de Adão e Eva cativos, agora libertos dos sofrimentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

EU AMO ENSINAR

scraps e mensagens
Somos todos iguais: temos a mesma carne, respiramos o mesmo ar.
Circunstancialmente, alguém sabe mais sobre determinado assunto, mas, assim que ensina e o outro aprende, o saber já se torna um bem comum.
Assim a vida vai irrigando terrenos ingênuos, de onde brotarão mais saberes.
As pessoas são como veículos, que tanto podem ser dirigidos por bons quanto por maus motoristas existenciais.
Ainda bem que alguns desses motoristas estão sempre dispostos a aprender novos caminhos.
Conscientes, vivem a Integração Relacional na sua plenitude.
Criativos, descobrem novas receitas para rotineiras comidas.
Responsáveis, praticam os projetos, porque tudo que começa tem um meio e atinge seu fim.
Afetivos, vibram com as aventuras e descobertas dos alunos, alimentando a auto-estima de todos.
Sensíveis, permitem que suas lágrimas se misturem às que escorrem dos olhos deles.
Generosos, ensinam os caminhos percorridos com mais amor.
Eternos aprendizes, sabem que, quanto mais estudam, mais seus alunos aprendem.
E, assim, esse sábios professores transformam o saber em sabor e alegria de viver.
Içami Tiba




EU AMO TODOS OS ANJINHOS