ATRIBUIÇÕES DO PROFESSOR DA SALA DE RECURSOS PARA ATENDIMENTO ÀS NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS DOS ALUNOS COM SURDEZ OU DEFICIÊNCIA AUDITIVA
As salas de recurso para alunos surdos ou com deficiência auditiva são espaços educacionais destinados à realização da complementação curricular específica, em turno contrário ao da classe comum. O objetivo da organização dessas salas é viabilizar condições para o acesso aos níveis mais elevados de ensino, considerando que esses alunos têm condições de comunicação diferenciada.
Nessa sala de recursos, o professor, preferencialmente bilíngue, com conhecimentos acerca de metodologias para o ensino de línguas, deve:
- Complementar os estudos referentes aos conhecimentos construídos nas classes comuns de ensino regular;
- Ofertar suporte pedagógico aos alunos, facilitando-lhes o acesso a todos os conteúdos curriculares;
- Promover aprendizado da Língua Brasileira de Sinais para o aluno que optar pelo seu uso;
- Utilizar as tecnologias de informação e comunicação para a aprendizagem da Língua Brasileira de Sinais e da Língua Portuguesa;
- Desenvolver a Língua Brasileira de Sinais como atividade pedagógica, instrumental, dialógica e de conversação;
- Promover a aprendizagem da Língua Portuguesa para alunos surdos, como segunda língua, de forma instrumental, dialógica e de conversação;
- Aprofundar os estudos relativos à disciplina de Língua Portuguesa, principalmente na modalidade escrita;
- Produzir materiais bilíngue (Libras-Português-Libras);
- Favorecer a convivência entre os alunos surdos para o aprendizado e o desenvolvimento da Língua Brasileira de Sinais;
- Utilizar equipamentos de amplificação sonora e efetivar interface com a fonoaudiologia para atender alunos com resíduos auditivos, quando esta for opção da família ou do aluno.
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