quinta-feira, 7 de janeiro de 2016

ATRIBUIÇÕES DO PROFESSOR DA SALA DE RECURSOS PARA ATENDIMENTO ÀS NECESSIDADES DOS ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL

          As salas de recurso são espaços onde professores operacionalizam as complementações curriculares especificas necessárias à educação dos alunos com deficiência visual, realizando o atendimento educacional especializado e a confecção de materiais adaptados. Nessas salas de recurso, os professores devem:

  • Promover e apoiar a alfabetização e o aprendizado pelo Sistema Braille;
  • Realizar a transição de materiais, Braille/tinta, tinta/Braille, e produzir gravação sonora dos textos;
  • Realizar adaptação de gráficos, mapas, tabelas e outros materiais didáticos para uso de alunos cegos;
  • Promover a utilização de recursos ópticos, (lupas manuais e eletrônicas) e não ópticos, (cadernos de pauta ampliada, iluminação, lápis e canetas adequadas);
  • Adaptar material em caracteres ampliados para uso de alunos com baixa visão, além de disponibilizar outros materiais didáticos;
  • Desenvolver técnicas e vivências de orientação e mobilidade, e atividades da vida diária para autonomia e independência;
  • Desenvolver o ensino para o uso do Soroban;
  • Promover adequações necessárias para o uso de tecnologias de informação e comunicação
          Atribuições do Professor da Sala de Recursos
  • Orientar o professor da classe comum sobre estratégias que favoreçam autonomia e envolvimento do aluno em todas as atividades propostas ao grupo;
  • Orientar o professor quanto ao uso da metodologia da Educação Física adaptada;
  • Operacionalizar as complementações curriculares específicas necessárias à educação dos alunos com deficiência física no que se refere ao manejo de materiais adaptados e à escrita alternativa, (quando necessário), as vivências de modalidade e acesso a todos os espaços da escola e atividades da vida diária, que envolvam a rotina escolar, dentre outras;
  • Orientar os alunos para a adaptação ao uso de próteses, de membro superior ou inferior;
  • Introduzir o aluno no aprendizado da informática acessível, identificando qual o melhor recurso de tecnologia assistiva que atende às suas necessidades, considerando a sua habilidade física e sensorial atual, e capacitá-lo para o uso independente do computador;

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EU AMO ENSINAR

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Somos todos iguais: temos a mesma carne, respiramos o mesmo ar.
Circunstancialmente, alguém sabe mais sobre determinado assunto, mas, assim que ensina e o outro aprende, o saber já se torna um bem comum.
Assim a vida vai irrigando terrenos ingênuos, de onde brotarão mais saberes.
As pessoas são como veículos, que tanto podem ser dirigidos por bons quanto por maus motoristas existenciais.
Ainda bem que alguns desses motoristas estão sempre dispostos a aprender novos caminhos.
Conscientes, vivem a Integração Relacional na sua plenitude.
Criativos, descobrem novas receitas para rotineiras comidas.
Responsáveis, praticam os projetos, porque tudo que começa tem um meio e atinge seu fim.
Afetivos, vibram com as aventuras e descobertas dos alunos, alimentando a auto-estima de todos.
Sensíveis, permitem que suas lágrimas se misturem às que escorrem dos olhos deles.
Generosos, ensinam os caminhos percorridos com mais amor.
Eternos aprendizes, sabem que, quanto mais estudam, mais seus alunos aprendem.
E, assim, esse sábios professores transformam o saber em sabor e alegria de viver.
Içami Tiba




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