ATRIBUIÇÕES DO PROFESSOR DA SALA DE RECURSOS PARA ATENDIMENTO ÀS NECESSIDADES DOS ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL
As salas de recurso são espaços onde professores operacionalizam as complementações curriculares especificas necessárias à educação dos alunos com deficiência visual, realizando o atendimento educacional especializado e a confecção de materiais adaptados. Nessas salas de recurso, os professores devem:
- Promover e apoiar a alfabetização e o aprendizado pelo Sistema Braille;
- Realizar a transição de materiais, Braille/tinta, tinta/Braille, e produzir gravação sonora dos textos;
- Realizar adaptação de gráficos, mapas, tabelas e outros materiais didáticos para uso de alunos cegos;
- Promover a utilização de recursos ópticos, (lupas manuais e eletrônicas) e não ópticos, (cadernos de pauta ampliada, iluminação, lápis e canetas adequadas);
- Adaptar material em caracteres ampliados para uso de alunos com baixa visão, além de disponibilizar outros materiais didáticos;
- Desenvolver técnicas e vivências de orientação e mobilidade, e atividades da vida diária para autonomia e independência;
- Desenvolver o ensino para o uso do Soroban;
- Promover adequações necessárias para o uso de tecnologias de informação e comunicação
- Orientar o professor da classe comum sobre estratégias que favoreçam autonomia e envolvimento do aluno em todas as atividades propostas ao grupo;
- Orientar o professor quanto ao uso da metodologia da Educação Física adaptada;
- Operacionalizar as complementações curriculares específicas necessárias à educação dos alunos com deficiência física no que se refere ao manejo de materiais adaptados e à escrita alternativa, (quando necessário), as vivências de modalidade e acesso a todos os espaços da escola e atividades da vida diária, que envolvam a rotina escolar, dentre outras;
- Orientar os alunos para a adaptação ao uso de próteses, de membro superior ou inferior;
- Introduzir o aluno no aprendizado da informática acessível, identificando qual o melhor recurso de tecnologia assistiva que atende às suas necessidades, considerando a sua habilidade física e sensorial atual, e capacitá-lo para o uso independente do computador;
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