sexta-feira, 17 de setembro de 2010

EDUCAÇÃO: Uma virtude que se aprende em casa.

Formar um adulto responsável, educado, capaz de se relacionar com equilibrio em seu meio social não é tarefa fácil. Em uma sociedade onde a vilolência, as drogas e as más influências vivem ao nosso lado, os pais se vêem cada vez mais angustiados diante da necessidade de dar aos filhos uma educação digna, apropriada para torná-los pessoas de bem.
Fugir do mal é impossível. é preciso saber conviver com ele, sabendo negá-lo. Impedir a criança de conhecer a vida real é pior ainda. O que fazer, então? Como evitar que seu filho seja influenciado pelas coisas erradas desta vida, e seja visto negativamente pelos outros?
A resposta é simples: educando-o. Ensinando-o a distiguir o certo do errado e a decidir o que é melhor para si. Mostrando à criança e ao jovem, desde de cedo, que existem limites, que nem todas as suas vontades podem ser satisfeitas só porque ela quer. Sabendo dizer sim, para dar-lhe o prazer de se sentir livre, e não, para mostrar-lhe que sua liberdade tem fronteiras e que essa fronteira começa quando ela pode causar algum mal a si ou ao outro.
Pai, mãe, desde cedo ensinem seus filhos a se comportar bem em casa, e eles refletirão isso na rua; mostrem a eles que é preciso dizer muito obrigado (a), bom dia, com licença, por favor, desculpe-me...; ensine-os a viver com higiene, escovando bem os dentes, tomando pelo menos três banhos por dia, limpando as unhas constantemente, enfim, faça-os ter o hábito de cuidar do corpo. E acima de tudo, mostre à sua criança ou jovem a importância fundamental de respeitar o próximo, de escutar os adultos - que têm mais experiência na vida -, corrigindo-os diante de atitudes de egoísmo, inveja, mentira, violência.
Pensar que educação se aprende na escola é um grande engano. A escola aprimora os lados intelectual e cultural do seu filho, mas a base do educar cabe a você.
Não esqueça: filho bem educado, além de ser uma criança admirada pelos outros, será um adulto consciente se seu papel de construir uma sociedade melhor, com bases alicerçadas na família.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

EU AMO ENSINAR

scraps e mensagens
Somos todos iguais: temos a mesma carne, respiramos o mesmo ar.
Circunstancialmente, alguém sabe mais sobre determinado assunto, mas, assim que ensina e o outro aprende, o saber já se torna um bem comum.
Assim a vida vai irrigando terrenos ingênuos, de onde brotarão mais saberes.
As pessoas são como veículos, que tanto podem ser dirigidos por bons quanto por maus motoristas existenciais.
Ainda bem que alguns desses motoristas estão sempre dispostos a aprender novos caminhos.
Conscientes, vivem a Integração Relacional na sua plenitude.
Criativos, descobrem novas receitas para rotineiras comidas.
Responsáveis, praticam os projetos, porque tudo que começa tem um meio e atinge seu fim.
Afetivos, vibram com as aventuras e descobertas dos alunos, alimentando a auto-estima de todos.
Sensíveis, permitem que suas lágrimas se misturem às que escorrem dos olhos deles.
Generosos, ensinam os caminhos percorridos com mais amor.
Eternos aprendizes, sabem que, quanto mais estudam, mais seus alunos aprendem.
E, assim, esse sábios professores transformam o saber em sabor e alegria de viver.
Içami Tiba




EU AMO TODOS OS ANJINHOS