quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

EDUCAÇÃO DE SURDOS

ALGUMAS ATIVIDADES PEDAGÓGICAS ENVOLVENDO LINGUAGENS E VIVÊNCIAS NO AEE

PARA FRASES INICIAIS DE APRENDIZADO DA LÍNGUA PORTUGUESA:
* Expressão corporal;
* Expressão artístico-cultural;
* Dramatização
* Contextualização de situações vividas;
* Aula- passeio;
* Sessão de filmes.

PARA LEITURA:
* Leituicos;ra de ícones, sinais, índices, símbolos e signos linguíst
* Leitura visual de imagens;
* Leitura de textos escrito; texto-frases-palavras-sílabas-letras;
* Interpretação/compreensão por meio do desenho;
* Interpretação/compreensão por meio da escrita: aplicação das condições de produção dos gêneros textuais e discursivos.

PARA ESCRITA:
* Do desenho à palavra - da palavra ao desenho;
* Da frase ao desenho - do desenho à frase;
* Do texto ao desenho - do desenho ao texto;
* Escrita de diferentes gêneros textuais.

PARA DESCOBERTA DA ESCRITA: LINGUAGEM LÚDICAS:
* Brincadeiras;
* Jogos interativos;
* Testes-problema;
* Jogos eletrônicos
* Informática
* Livros.

PARA DESENVOLVER O LÉXICO: ESTUDOS ORTOGRÁFICOS E DO SENTIDO DAS PALAVRAS EM DIFERENTES CONTEXTO:
* Propor atividades de escrita contextualizada, ou seja, a partir de um dado assunto (aprender a escrever com sentido e não apenas desenhar palavras);
* Contextualizar o uso do léxico (das palavras) da língua Portuguesa escrita em várias situações diferentes (manga de camisa, manga fruta e outras);

PARA A PRODUÇÃO DE TEXTO ESCRITOS EM PORTUGUÊS:
* Cultivar no aluno com surdez o processo de criar signos, para interagir com outras pessoas por meio da produção de textos escritos - bilhetes, cartas etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

EU AMO ENSINAR

scraps e mensagens
Somos todos iguais: temos a mesma carne, respiramos o mesmo ar.
Circunstancialmente, alguém sabe mais sobre determinado assunto, mas, assim que ensina e o outro aprende, o saber já se torna um bem comum.
Assim a vida vai irrigando terrenos ingênuos, de onde brotarão mais saberes.
As pessoas são como veículos, que tanto podem ser dirigidos por bons quanto por maus motoristas existenciais.
Ainda bem que alguns desses motoristas estão sempre dispostos a aprender novos caminhos.
Conscientes, vivem a Integração Relacional na sua plenitude.
Criativos, descobrem novas receitas para rotineiras comidas.
Responsáveis, praticam os projetos, porque tudo que começa tem um meio e atinge seu fim.
Afetivos, vibram com as aventuras e descobertas dos alunos, alimentando a auto-estima de todos.
Sensíveis, permitem que suas lágrimas se misturem às que escorrem dos olhos deles.
Generosos, ensinam os caminhos percorridos com mais amor.
Eternos aprendizes, sabem que, quanto mais estudam, mais seus alunos aprendem.
E, assim, esse sábios professores transformam o saber em sabor e alegria de viver.
Içami Tiba




EU AMO TODOS OS ANJINHOS