- Expressão corporal;
- Expressão artístico-cultural;
- Dramatização;
- Contextualização de situação vividas;
- Aula-passeio;
- Sessão de filmes.
Para a leitura
- Leitura de ícones, sinais, índices, simbolos e signos linguísticos;
- Leitura visual de imagens;
- Leitura de texto escrito: texto - frases - palavras - sílabas - letras;
- Interpretação/compreensão por meio do desenho;
- Interpretação/compreensão por meio da escrita: aplicação das condições de produção dos gêneros textuais e discursivos.
Para a escrita:
- Do desenho à palavra - da palavra ao desenho;
- Da frase ao desenho - do desenho à frase;
- Do texto ao desenho - do desenho ao texto;
- Escrita de diferentes gêneros textuais.
Para descoberta da escrita: linguagens lúdicas:
- Brincadeiras;
- Jogos interativos;
- Testes-problemas;
- Jogos eletrônicos;
- Informática;
- Livros
Para desenvolver o léxico: estudos ortográficos e do sentido das palavras em diferentes contexto:
- Propor atividades de escrita contextualizada, ou seja, a partir de um dado assunto (aprender a escrever com sentido e não apenas desenhar palavras);
- Contextualizar o uso do léxico (das palavras) da Língua Portuguesa escrita em várias situações diferentes (manga de camisa, manga fruta e outras).
Para a produção de textos escritos em Português:
- Cultivar no aluno com surdez o processo de criar signos, para interagir com outras pessoas por meio da produção de textos escritos - bilhetes, cartas etc.
A escola tem uma contribuição muito importante na inclusão da pessoa com surdez na sociedade e, nesse sentido, o aprendizado do Português escrito tem a sua parte, por ser mais um instrumento que essa pessoa terá para se integrar à sociedade. O ensino do Português escrito não restringe à alfabetização das pessoas com surdez, portanto, todos os níveis de letramento, desde o início do aprendizado até o ensino superior precisam ser desenvolvidos e, nesse sentido, o AEE para o ensino da língua portuguesa escrita é INDISPENSÁVEL.
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