Páginas

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

EDUCAÇÃO DE SURDOS

ALGUMAS ATIVIDADES PEDAGÓGICAS ENVOLVENDO LINGUAGENS E VIVÊNCIAS NO AEE

PARA FRASES INICIAIS DE APRENDIZADO DA LÍNGUA PORTUGUESA:
* Expressão corporal;
* Expressão artístico-cultural;
* Dramatização
* Contextualização de situações vividas;
* Aula- passeio;
* Sessão de filmes.

PARA LEITURA:
* Leituicos;ra de ícones, sinais, índices, símbolos e signos linguíst
* Leitura visual de imagens;
* Leitura de textos escrito; texto-frases-palavras-sílabas-letras;
* Interpretação/compreensão por meio do desenho;
* Interpretação/compreensão por meio da escrita: aplicação das condições de produção dos gêneros textuais e discursivos.

PARA ESCRITA:
* Do desenho à palavra - da palavra ao desenho;
* Da frase ao desenho - do desenho à frase;
* Do texto ao desenho - do desenho ao texto;
* Escrita de diferentes gêneros textuais.

PARA DESCOBERTA DA ESCRITA: LINGUAGEM LÚDICAS:
* Brincadeiras;
* Jogos interativos;
* Testes-problema;
* Jogos eletrônicos
* Informática
* Livros.

PARA DESENVOLVER O LÉXICO: ESTUDOS ORTOGRÁFICOS E DO SENTIDO DAS PALAVRAS EM DIFERENTES CONTEXTO:
* Propor atividades de escrita contextualizada, ou seja, a partir de um dado assunto (aprender a escrever com sentido e não apenas desenhar palavras);
* Contextualizar o uso do léxico (das palavras) da língua Portuguesa escrita em várias situações diferentes (manga de camisa, manga fruta e outras);

PARA A PRODUÇÃO DE TEXTO ESCRITOS EM PORTUGUÊS:
* Cultivar no aluno com surdez o processo de criar signos, para interagir com outras pessoas por meio da produção de textos escritos - bilhetes, cartas etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário