quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

EDUCAÇÃO DE SURDOS

ALGUMAS ATIVIDADES PEDAGÓGICAS ENVOLVENDO LINGUAGENS E VIVÊNCIAS NO AEE

PARA FRASES INICIAIS DE APRENDIZADO DA LÍNGUA PORTUGUESA:
* Expressão corporal;
* Expressão artístico-cultural;
* Dramatização
* Contextualização de situações vividas;
* Aula- passeio;
* Sessão de filmes.

PARA LEITURA:
* Leituicos;ra de ícones, sinais, índices, símbolos e signos linguíst
* Leitura visual de imagens;
* Leitura de textos escrito; texto-frases-palavras-sílabas-letras;
* Interpretação/compreensão por meio do desenho;
* Interpretação/compreensão por meio da escrita: aplicação das condições de produção dos gêneros textuais e discursivos.

PARA ESCRITA:
* Do desenho à palavra - da palavra ao desenho;
* Da frase ao desenho - do desenho à frase;
* Do texto ao desenho - do desenho ao texto;
* Escrita de diferentes gêneros textuais.

PARA DESCOBERTA DA ESCRITA: LINGUAGEM LÚDICAS:
* Brincadeiras;
* Jogos interativos;
* Testes-problema;
* Jogos eletrônicos
* Informática
* Livros.

PARA DESENVOLVER O LÉXICO: ESTUDOS ORTOGRÁFICOS E DO SENTIDO DAS PALAVRAS EM DIFERENTES CONTEXTO:
* Propor atividades de escrita contextualizada, ou seja, a partir de um dado assunto (aprender a escrever com sentido e não apenas desenhar palavras);
* Contextualizar o uso do léxico (das palavras) da língua Portuguesa escrita em várias situações diferentes (manga de camisa, manga fruta e outras);

PARA A PRODUÇÃO DE TEXTO ESCRITOS EM PORTUGUÊS:
* Cultivar no aluno com surdez o processo de criar signos, para interagir com outras pessoas por meio da produção de textos escritos - bilhetes, cartas etc.

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

MAIS DICAS DE CONSUMO

Além de reduzir a geração de lixo, deve-se usar a menor quantidade possível de papel e mandar para a reciclagem todo o material reciclável. Dar preferência ao e-mail para se comunicar, receber e pagar as contas pela internet, evitar imprimir o que pode ser lido na tela do computador e substituir o uso de sacolas plásticas por de pano ou de lona para guardar os produtos comprados também são boas medidas.

DICAS DE CONSUMO

Tirar da tomada aparelhos eletrônicos, como vídeocassetes, aparelhos de DVD, codificadores de TV a cabo, e outros é uma boa medida para reduzir o consumo de energia. Estudos mostram que esses aparelhos, mesmo que não estejam em uso, no estado repouso, ficam com os leds acessos e consomem energia desnecessariamente. Outra maneira de economizar energia elétrica e poupar o meio ambiente é fazer a substituição de lâmpadas incandescentes pelas fluorescentes e do ar-condicionado pelo ventilador.

EDUCAÇÃO INFANTIL - ORIENTAÇÕES DIDÁTICA

A aprendizagem da fala se dá de forma privilegiada por meio das interações que a criança estabelece desde que nasce. As diversas situações cotidianas nas quais os adultos falam com a criança ou perto dela configuram uma situação rica que permite à criança conhecer e apropriar-se do universo discursivo e dos diversos contextos nos quais a linguagem oral é produzida. As conversas com o bebê nos momentos de banho, de alimentação, de troca de fraldas são exemplos dessas situações. Nesses momentos, o significado que o adulto atribui ao seu esforço de comunicação fornece elementos para que ele possa, aos poucos, perceber a função comunicativa da fala e desenvolver sua capacidade de falar.

É importante que o professor converse com a criança, ajudando-a a se expressar, apresentando-lhe diversas formas de comunicar o que deseja, sente, necessita etc. Nessas interações, é importante que o adulto utilize a sua fala de forma clara, sem infantilizações e sem imitar o jeito de a criança falar.

A ampliação da capacidade das crianças de utilizar a fala de forma cada vez mais competente em diferentes contextos se dá na medida em que elas vivenciam experiências diversificadas e ricas envolvendo os diversos usos possíveis da linguagem oral. Portanto, eleger a linguagem oral como conteúdo exige o planejamento da ação pedagógica de forma a criar situações de fala, escuta e compreensão da linguagem.

LIVROS PARADIDÁTICOS

Aqui vai algumas dicas de livros paradidáticos para estimular a leitura e a curiosidade dos alunos.

6º ANO
- A escola da vida - Pedro Bandeira
- A fantástica fábrica de chocolate - Roald Dahl
- Crianças como você - Barnabás e Anabel Kindersley
- A pipa preta- Cristiane Dantas
- O mágico de Oz - Lyman Frank Baum

7º ANO
- O jardim secreto - Frances Hodgson Dumett
- O meu pé de Laranja Lima - José Mauro de Vasconcelos
- A droga da obediência - Pedro Bandeira
- A infância acabou - Renato Tapajós

8º ANO
- Cantigas de adolescer - Elias José
- O menino do dedo verde - Maurice Druon
- Fala sério mãe! - Talita Rebouças
- Viagem ao centro da Terra - Júlio Verme

9º ANO
- O guarani - José de Alencar
- Jogo de escolhas - Reginaldo Prandi
- Perseguição - Tânia Alexandre Martinelli
- O caçador de pipas - Khaled Hosseini
- D. Casmurro - Machado de Assis

EU AMO ENSINAR

scraps e mensagens
Somos todos iguais: temos a mesma carne, respiramos o mesmo ar.
Circunstancialmente, alguém sabe mais sobre determinado assunto, mas, assim que ensina e o outro aprende, o saber já se torna um bem comum.
Assim a vida vai irrigando terrenos ingênuos, de onde brotarão mais saberes.
As pessoas são como veículos, que tanto podem ser dirigidos por bons quanto por maus motoristas existenciais.
Ainda bem que alguns desses motoristas estão sempre dispostos a aprender novos caminhos.
Conscientes, vivem a Integração Relacional na sua plenitude.
Criativos, descobrem novas receitas para rotineiras comidas.
Responsáveis, praticam os projetos, porque tudo que começa tem um meio e atinge seu fim.
Afetivos, vibram com as aventuras e descobertas dos alunos, alimentando a auto-estima de todos.
Sensíveis, permitem que suas lágrimas se misturem às que escorrem dos olhos deles.
Generosos, ensinam os caminhos percorridos com mais amor.
Eternos aprendizes, sabem que, quanto mais estudam, mais seus alunos aprendem.
E, assim, esse sábios professores transformam o saber em sabor e alegria de viver.
Içami Tiba




EU AMO TODOS OS ANJINHOS